English EN Portuguese PT Spanish ES

Operação Biltre: Polícia Federal apura supostos crimes de corrupção na OAB-SP

jurinews.com.br

Compartilhe

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a operação Biltre para apurar supostos crimes de corrupção envolvendo empresários e advogados na OAB-SP. A ação cumpre quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Segundo informações divulgadas pelo Estadão, a PF investiga um grupo que teria solicitado propina de R$ 250 mil para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB para encerrar processos disciplinares em tramitação, bem como retirá-los de pauta.

As investigações se iniciaram em setembro logo após o recebimento de uma denúncia realizada por um advogado que diz ter recebido uma proposta do grupo, que é composto por empresários e advogados. Um deles, segundo a denúncia, é membro do conselho secional da OAB em São Paulo.

Caso o teor da denúncia seja comprovado, os investigados podem responder pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa ou organização criminosa, a depender da evolução das investigações.

O nome da operação faz referência ao significado da palavra Biltre: “diz respeito a quem age de forma vil, canalha, infame, desprezível, o que bem exprime o comportamento do grupo investigado, o qual se dispõe a cometer ou a influenciar que se cometam atos de corrupção dentro de um órgão da Ordem dos Advogados do Brasil que se pressupõe absolutamente probo, qual seja, o Tribunal de Ética e Disciplina”.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.