A OAB Santa Catarina homenageou ministros de Tribunais Superiores oriundos do Quinto Constitucional da Advocacia e membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB na noite desta quinta-feira (18), em cerimônia realizada no auditório da sede da Seccional em Florianópolis. Os ministros Humberto Martins (presidente do Superior Tribunal de Justiça), Jorge Mussi (vice-presidente do STJ) e Kassio Nunes Marques (do Supremo Tribunal Federal), assim como o advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho (que presidiu a OAB Nacional no triênio 2013/2015), foram outorgados com a condecoração “Liberdade e Advocacia”.
Os homenageados receberam uma réplica da obra em mosaico que ornamenta a frente da sede da OAB Santa Catarina e cujo autor, Rodrigo de Haro (1939 – 2021), ali consolidou os ideais de Liberdade que são basilares para o Estado Democrático de Direito. A condecoração foi deliberada pela diretoria da Seccional catarinense e entregue em mãos da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, assim como do vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
FORÇA DA ADVOCACIA
Os homenageados, três deles ministros de Tribunais Superiores oriundos do Quinto Constitucional da Advocacia, exaltaram a força da classe em seus pronunciamentos. A união de esforços e o empenho dos advogados e advogadas também foi destacada pelo membro honorário vitalício da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.
“Não foi uma gestão individual, foi uma gestão coletiva, que teve como berço o Estado de Santa Catarina. Portanto a renovação em Santa Catarina e a renovação Nacional tem uma só estrada, um só caminho. É muito salutar rememorar esse tempo e dizer que a renovação contínua”, afirmou Coêlho, que presidiu o Conselho Federal da OAB no triênio 2013/2015.
“Recebo esta condecoração dedicada a liberdade e a advocacia que, antes de tudo, me permite regressar, se não ao quadro da Seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, ao menos ao convívio com a advocacia catarinense da qual nunca me desvencilhei”, declarou o vice-presidente do STJ, ministro Jorge Mussi, após receber a homenagem.
“Muito mais do que surpresa, mas com muito orgulho, Santa Catarina meu bem querer”, bradou o presidente do STJ, ministro Humberto Martins. “Foi com muita honra que recebi com alegria este convite e também por outro lado posso afirmar que exercer a Ordem é uma grande homenagem”, expressou o magistrado e ex-presidente da OAB Alagoas.
O ministro do STF, Kassio Nunes Marques, enfatizou a relevância da advocacia na defesa dos interesses maiores da República. “Consagrando a indispensabilidade do advogado na administração da Justiça. A OAB é uma instituição independente a desempenhar atividades que não se confundem com a defesa de grupo ou classe social específica”, frisou.
Com informações da OAB-SC