Votação online

Instituto pede urgência em análise de proposta de eleições virtuais na OAB

 Instituto pede urgência em análise de proposta de eleições virtuais na OAB

jurinews.com.br

Por Redação JuriNews
16/04/2021 - 08:04

O Instituto Movimento 133 (M133) pediu ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a apreciação urgente pelo Pleno de sua proposta de votação online nas eleições de representantes da entidade.

Em fevereiro do ano passado — antes de a epidemia de Covid-19 ter tomado a magnitude atual —, a entidade sugeriu alteração do Provimento nº 146/2011 da Ordem para permitir que o voto dos seus processos eleitorais pudesse ser feito por meio da internet, visando uma maior participação dos advogados associados.

Entre dezembro e janeiro, o Colégio de Presidentes da ordem aprovou uma proposta da seccional do Distrito Federal que viabilizava as eleições virtuais. A ideia também foi aprovada pelo Conselho Federal, que ficou responsável pela regulamentação.

A votação à distância passou a ser testada apenas em algumas seccionais — e é uma opção que pode ser feita por cada uma das outras seccionais.

O tema nunca chegou a ser levado para o Pleno do conselho. O M133 argumenta que, com a crise de Covid-19, o voto digital tornou-se medida de saúde pública, já que eleições presenciais mobilizam milhares de pessoas em centenas de locais de votação. O documento ainda chama atenção para a prática de “boca de urna”, que potencializa aglomerações.

Com informações da Conjur

Deixe um comentário
Leave a Comment