O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS), Marco Aurélio de Oliveira Rocha, lançou um novo serviço destinado as mulheres advogadas. É o “Auxílio Proteção à Mulher Advogada” destinado aquelas que são vítimas de violência doméstica.
Marco Rocha destacou que, comprometida com a igualdade de gênero e a eliminação da violência, a CAAMS vem exercendo sua função para atender a advocacia e, por meio desse auxílio, oferecerá suporte financeiro para mulheres advogadas e estagiárias vítimas de violência doméstica ou familiar em situação de vulnerabilidade econômica.
Esse benefício não apenas visa aliviar as dificuldades imediatas, mas também proporcionar um ambiente seguro para que as mulheres advogadas possam reconstruir suas vidas com dignidade. “Estamos fazendo um esforço para erradicar a violência de gênero e construir um futuro onde todas as mulheres, incluindo as advogadas, possam viver e trabalhar sem medo”, disse o presidente da CAAMS.
O “Auxílio Proteção à Mulher Advogada” já é adotada por outras Caixas de Assistência dos Advogados espalhadas pelos estados brasileiros, sendo que no Rio de Janeiro o benefício é pago pelo período de três meses e que tem por objetivo atender as beneficiárias de medidas previstas na lei (ou cujo agressor tenha sido condenado em última instância).
Já na Paraíba o benefício engloba as advogadas e estagiárias vítimas de violência doméstica, de raça, orientação sexual e identidade de gênero. Em todos esses casos, elas contam com auxílio psicológico e assessoramento jurídico gratuitos, além de três prestações mensais em dinheiro.