Trajetória internacional

Advogado potiguar desponta como jurista em Nova York

 Advogado potiguar desponta como jurista em Nova York

jurinews.com.br

Por João Ferreira
02/04/2021 - 18:04

O advogado Júlio Henrique de Macedo Alves, que ganhou destaque no cenário jurídico regional junto ao escritório Zamenhof, Gurgel & Macedo, vem alcançando visibilidade internacional. Formado pela consagrada Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com passagem pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o jovem advogado rumou a Nova York, através de uma cobiçada bolsa de estudos numa das instituições de ensino jurídico de maior renome no país—Fordham Law School.

A família de Júlio tem origens humildes no interior do Rio Grande do Norte. A família de seu pai é originária de Pedro Velho, tendo sido ele o primeiro e único de seis filhos a cursar ensino superior – Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O caminho trilhado pelo seu pai inspirou os quatro filhos: Júlio e seus três irmãos são todos formados em Direito. A família de sua mãe tem origens em Santana do Matos. Para Júlio, foi o incessante estímulo de seus pais ao estudo que o levou aonde ele está hoje. “Meu pai sem dúvida é uma grande inspiração. O perdi muito cedo, mas a missão da vida dele foi nos mostrar, pelo exemplo, que o estudo é capaz de transformar nossa vida. Minha mãe sempre fez questão de frisar isso e continuou firme nessa missão depois de sua partida.”

Sua passagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi exemplar. Júlio fez parte de programas de extensão e pesquisa, inclusive integrando o secretariado da renomada SOI – Simulação de Organizações Internacionais.Além disso, escreveu artigos científicos de impacto – um dos quais foi publicado em livro Aspectos Modernos do Direito Marítimo e Portuario, Nossa Livraria Editora, 2015 – e uma monografia de tema inovador (quiçá ousado) que tratou sobre a tutela jurídica dos direitos da família poliafetiva e o preconceito. “Sempre soube que tinha vocação para a advocacia, porque sempre gostei de defender minorias e suscitar temas polêmicos. Durante a vida escolar, minha matéria preferida era história, pois acho importantíssimo rever os atos do passado para não os cometermos no futuro e deixar, ainda que um pouco, o mundo um lugar melhor para todos. Cada mínima contribuição pode mudar o mundo.”

Entre os destaques do trabalho do advogado e jurista, está sua passagem no Zamenhof, Gurgel & Macedo. O escritório é um dos mais renomados na região, tendo atuação em todas as áreas mais relevantes do direito. Seus membros são reconhecidos na comunidade jurídica e já foram objeto de notícia no nosso portal em razão de sua conduta ilibada e conhecimento jurídico excepcional. Durante seu tempo no escritório, Júlio lidava com causas complexas nas mais variadas áreas do direito. “Acho importante ter conhecimento, mesmo que mínimo, nas mais variadas áreas do direito. Isso nos deixa mais criativos, e podemos enfrentar problemas de outras áreas com soluções que achamos em outras.”

Sua sede por conhecimento o levou a buscar um mestrado no exterior. Júlio buscou instituições de renome na cidade de Nova York, onde sempre sonhou em morar ainda que apenas por um tempo. Ele foi aceito em todas as universidades nas quais se inscreveu, incluindo Cornell University, a qual integra o seleto grupo de universidadesIvyLeague (considerado as melhores universidades americanas e do mundo), a tradicional New York University (NYU), e FordhamUniversity, pela qual optou. “Todas as universidades que me inscrevi são universidades de renome. A cultura de Fordham me interessou muito enquanto estava no processo de pesquisar e escolher universidades. A melhor parte foi que eu participei de um processo seletivo para bolsa por mérito, e fui aceito. Isso possibilitou o meu estudo no exterior. Sou muito grato pela oportunidade que a Universidade de Fordham me ofereceu.”

Nem mesmo o impacto do Covid foi capaz de parar Júlio. No meio dos seus estudos, o mundo parou em decorrência da pandemia. “Meu programa me possibilita trabalhar na área que eu estudei nos Estados Unidos após a conclusão do curso. Quando veio a pandemia, estávamos desesperançosos de que um emprego seria possível, ainda mais para um imigrante em uma fase na qual o desemprego atingiu níveis recordes.”

Mas Júlio não desistiu. Chegou a enviar 300 currículos, e conseguiu sua primeira vaga de emprego na renomada empresa de imigração Columbus ConsultingGroup. O grupo tem atuação internacional e escritórios em Nova Iorque, São Francisco e Paris, e foi onde Júlio começou sua carreira internacional. Júlio lidou com clientes em algumas das maiores empresas do mundo, o que lhe possibilitou angariar uma ótima rede de contatos.

Logo em seguida, veio a oportunidade de trabalhar no escritório de advocacia Reinhardt LLP, de notoriedade internacional, com escritórios nos Estados Unidos e Europa. “Sou muito grato de estar onde estou. Sei que não é um período fácil para ninguém, e eu batalhei bastante para chegar aqui. Estou solidificando meu nome no cenário internacional, e espero que esteja dando orgulho aos meus pais, que mesmo com dificuldades me deram todas as oportunidadese me possibilitaram alcançar meus objetivos.” Atualmente, Júlio se especializa em imigração, tendo contato, em maioria, com clientes executivos que desejam expandir seus negócios para os Estados Unidos ou pessoas de habilidades excepcionais, os quais são bem quistos pelo país.

Quanto aos próximos passos, Júlio está se habilitando oficialmente nos Estados Unidos, tendo cumprido até o momento 2 das 4 etapas de licenciamento do Bar de Nova York (Associação de Advogados para os nova iorquinos que se assemelha ao que é a OAB para o Brasil).

E se depender do comprometimento e esforço de Júlio, esse é apenas o começo.

Deixe um comentário
Leave a Comment