Um dos grandes personagens da advocacia nacional, o advogado Eurico Teles foi homenageado, nesta quinta-feira (27), com a Medalha Raymundo Faoro concedida pela OAB-RJ. A presidente da seccional fluminense da OAB, Ana Tereza Basílio, fez a entrega da honraria ao advogado. O ex-presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, prestigiou a solenidade.
Reconhecido por sua trajetória de destaque na advocacia, Eurico Teles recebeu a Medalha Raymundo Faoro, honraria concedida pela seccional fluminense, apenas uma vez a cada gestão, a profissionais que prestaram relevantes serviços à Justiça e à sociedade. Ele se mostrou honrado pelo reconhecimento da advocacia, na qual, além de sua carreira, construiu grandes amizades.
“Tenho dedicado minha vida à advocacia, tanto aos advogados jovens quanto aos já experientes e a todos que me procuram. Tento aprender com todos eles. Essa homenagem fica para sempre, nos eterniza na advocacia. É uma honra muito grande”, declarou.
Membro do IAB, Teles também atuou como conselheiro federal pela OABRJ e presidiu a Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial do Conselho Federal da OAB (CFOAB). Construiu ainda uma carreira de mais de três décadas na empresa de telefonia Oi, na qual ocupou os cargos de presidente e diretor jurídico.
“Sinceramente, não conheço ninguém que ultrapasse Eurico Teles. Essa medalha já foi recebida historicamente por grandes nomes da advocacia, é a comenda mais importante da Seccional, com o nome de um símbolo da OABRJ, que na presidência tirou o Brasil dos porões da ditadura e nos trouxe para o ambiente democrático que vivemos hoje. É uma medalha pesada, mas não para Eurico Telles, não para aqueles que a recebem e a merecem”, exaltou a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.
Instituída em 2008, a medalha condecora advogados e advogadas que se destacam na profissão. Foi batizada com o nome do ex-presidente do CFOAB (1977-1979), escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, autor da obra “Os donos do poder”, um estudo fundamental sobre o patrimonialismo no Brasil. Dentre os agraciados em edições anteriores estão personalidades como Sérgio Bermudes, Marcos Bruno, João Baptista Lousada Camara, Hermann Assis Baeta e Rita Cortez.