O advogado brasileiro Rodrigo Mudrovitsch tomou posse, nesta segunda-feira (7), como juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José, na Costa Rica.
Mudrovitsch foi eleito para um mandato de 6 anos em votação ocorrida na 51ª Sessão da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, em 12 de novembro de 2021. Ele foi o mais bem votado dentre os 7 candidatos que concorriam às vagas disponíveis.
Advogado e professor universitário, Rodrigo Mudrovitsch tem notável formação jurídica. Ele é autor de vários livros sobre Direito Constitucional e, na OAB, destacou-se como presidente da Comissão Especial de Estudos em Direito Penal e membro atuante das comissões de Estudos Constitucionais e de Defesa da República e da Democracia.
O Conselho Federal da OAB, em nota assinada pelo presidente Beto Simonetti, parabenizou o advogado Rodrigo Mudrovitsch por sua posse como juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
“Desejamos que seu mandato seja frutífero e inspirado pela missão de contribuir com o desenvolvimento progressivo dos direitos humanos. A escolha de um egresso da Advocacia para assumir cargo em um tribunal tão relevante é uma importante contribuição à composição do órgão, tradicionalmente ocupado por membros de outras carreiras jurídicas. Isso demonstra a alta qualidade dos quadros da Advocacia brasileira, que se destacam internacionalmente”, destacou Beto Simonetti.