English EN Portuguese PT Spanish ES

Advogadas vão receber Medalha Wandecy Veras por contribuição à profissão

jurinews.com.br

Compartilhe

As advogadas potiguares Joilce Santana e Josefa Dantas receberão na próxima segunda-feira (31) a Medalha Wandecy Veras. A solenidade será realizada às 17h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), e é coordenada pela vice-presidente da instituição, Rossana Fonseca em parceria com a Comissão da Mulher Advogada.

Concedida pela OAB/RN, a honraria é destinada a advogadas com história de contribuição à valorização da profissão. A Medalha é entregue anualmente no dia 30 de maio, em referência à data de nascimento de Wandecy Veras, primeira advogada registrada na Ordem potiguar, e pelo Dia Estadual da Mulher Advogada.

Para Rossana Fonseca, a Medalha Wandecy Veras é um justo reconhecimento às atuações das mulheres advogadas do Rio Grande do Norte. “A distinção faz justiça a bravas, competentes e generosas mulheres que, com trabalho, ajudaram e ainda ajudam a fazer da OAB/RN o que ela é hoje, fortalecendo ainda o importante espaço que as mulheres precisam ocupar não apenas na nossa instituição como em outros segmentos da sociedade”, aponta a vice-presidente, acrescentando sobre as homenageadas deste ano: “As advogadas Joilce Santana e Josefa Dantas são legítimas representantes desse grupo tão virtuoso”.

História
Wandecy Albanês Ferreira Veras tem uma história marcante de pioneirismo em várias áreas do Direito no RN. Além de primeira mulher inscrita na OAB/RN, foi a primeira promotora de Justiça efetiva no Estado, primeira a exercer a magistratura em território potiguar e a terceira em todo o Brasil. A história registra ainda ter sido ela a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Wandecy faleceu em 1990, aos 65 anos de idade, deixando um legado significativo para as mulheres que operam no Direito.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.