English EN Portuguese PT Spanish ES

Advogada é algemada ao questionar conduta de agentes da Guarda Municipal no Rio de Janeiro

jurinews.com.br

Compartilhe

Na última quarta-feira, 27, a advogada Luciana Mauricio foi algemada por agentes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro enquanto prestava assistência jurídica a um comerciante na Zona Oeste da cidade. A situação ocorreu durante uma apreensão de mercadoria, quando o cliente de Luciana acionou a advogada para questionar a legalidade da ação.

De acordo com os relatos, Luciana Mauricio questionou a conduta dos agentes, apontando possíveis irregularidades no procedimento, como a ausência de lacres exigidos por lei na apreensão da mercadoria. Ao ser questionada, a advogada foi acusada de desacato pelos agentes da Guarda Municipal, que pediram que ela fosse conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.

Apesar de estar exercendo sua função profissional, a advogada se negou a ser levada na viatura oficial, alegando que sua atuação estava amparada pela prerrogativa de advogar. Como resposta, Luciana foi algemada e levada à delegacia.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestou prontamente sobre o ocorrido, encaminhando um ofício à Prefeitura do Rio de Janeiro. No documento, a OAB/RJ solicitou o desagravo público para a advogada, a suspensão dos guardas envolvidos e a abertura de um processo administrativo-disciplinar pela Corregedoria da Guarda Municipal. Além disso, a OAB formalizou uma notícia-crime junto ao Ministério Público, com o intuito de apurar os fatos.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.