Durante a abertura da sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional, nesta segunda-feira (13), em Belo Horizonte, foi realizado o lançamento oficial da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que acontecerá de 27 a 29 de novembro, com o tema Constituição, Democracia e Liberdade.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou da sessão de abertura e foi recebido pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e pelo presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo.
Ao abrir os trabalhos, Simonetti disse que “Minas Gerais é fonte fértil de aclamados juristas e personalidades que contribuíram de maneira ativa para a construção e desenvolvimento da República brasileira. E é com muito orgulho que, após 65 anos desde a 1ª Conferência Nacional da OAB, que celebramos a sede da nossa próxima Conferência Nacional”, anunciou.
Simonetti salientou ainda que “as conferências nacionais da Ordem surgiram da necessidade de aproximar advogados e advogadas de todo o país, com a reunião de experiências particulares de cada região e para o compartilhamento da vivência comum a todos e a todas. Será uma honra estar rodeado por colegas com quem compartilho, além da profissão, o amor pelo Direito e pela liberdade!”
O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, falou sobre o privilégio de receber a diretoria da OAB Nacional e os conselheiros federais para o lançamento da 24ª Conferência Nacional da Advocacia e a realização da reunião do Conselho Pleno na capital mineira.
“Agradeço, em nome da advocacia mineira, pois estamos efetivamente em festa, por terem acolhido a nossa cidade e nosso estado para a realização da Conferência Nacional da Advocacia, o mais importante evento jurídico do país. Pela segunda vez esse evento volta para Minas Gerais, sendo que há 33 anos Belo Horizonte sediou a conferência, no período em que a Seccional Mineira era presidida pelo meu avô, Jair Leonardo”, afirmou.
Sérgio Leonardo ainda destacou que a 24ª Conferência Nacional será a maior conferência de todos os tempos, ocasião em que serão debatidos importantes temas da advocacia. “Nós levaremos as missões institucionais da Ordem a finco e lutaremos pela justiça social, além de defendermos o estado democrático de direito, os direitos humanos e as liberdades que são tão caras a esse estado que tem a liberdade gravada em sua bandeira”.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou o apoio a 24ª Conferência Nacional da Advocacia e destacou a importância da advocacia mineira para o estado, principalmente o papel exercido pela classe na atuação como advogados dativos.
“O meu governo tem priorizado valorizar a advocacia e depois de mais de 10 anos voltamos a pagar os advogados dativos em Minas Gerais. Eles são nomeados pelo judiciário para atuar em favor da população carente, em substituição ao defensor público, e devido a isso merece ser valorizado e pago pelo governo”, afirmou.
Participaram ainda da sessão de abertura o senador Carlos Viana; o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, desembargador Ricardo Mohallem; além de presidentes de seccionais da OAB e diretoria do Conselho Federal da OAB.