English EN Portuguese PT Spanish ES

90 ANOS DA OAB CEARÁ: Nove décadas de lutas da Seccional cearense da OAB são celebradas em evento com homenagens

jurinews.com.br

Compartilhe


A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) celebrou 90 anos de história em um grande evento que lotou o belo e imponente Theatro José de Alencar, em Fortaleza, com as presenças do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti e do governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas. 

Cerca de 500 pessoas, dentre elas, autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário, membros da gestão da OAB-CE, advogados, advogadas e demais convidados, participaram do evento. 

“Há 90 anos, a OAB Ceará honra o seu legado de alinhamento absoluto aos valores sociais da Constituição de 1988. ‘Pela democracia, pela Justiça Social e pelas prerrogativas’. Eis o lema da advocacia cearense. Estou seguro de que nos próximos anos a OAB Ceará seguirá com os braços erguidos – e aguerridos – ao lado dos dirigentes da Advocacia brasileira”, disse Simonetti.

Recentemente, a OAB-CE alcançou o número de 50 mil inscrições em seu cadastro. O feito é considerado mais um marco na história da entidade. “Em 30 de março de 1933, eram apenas 92 advogados. Recentemente entregamos a carteira 50.000 para Sérgio Pereira – ex-morador de rua, que trabalhava como entregador de comida por aplicativo. Ele é a prova viva que a educação liberta e pode mudar nossa realidade”, afirmou o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

HOMENAGEADOS

A solenidade homenageou seis advogados e advogadas por suas contribuições à instituição ao longo de sua existência, em favor da defesa das prerrogativas e valorização da classe. 

Receberam o “Troféu 90 anos de OAB-CE”: Silvio Braz, presidente na gestão 1985/1987; representando Raimundo Falcão, presidente da OAB-CE na gestão 1987/1989, a filha Karina Falcão, procuradora da Fazenda Nacional; Ósia Carvalho, a 1ª mulher presidente de Subseção da OAB-CE em Iguatu, nas gestões 1989/1991 e 1991/1993; Paulo Quezado, presidente da OAB-CE nas gestões 1998-200/2001-2003; Hélio Leitão, presidente nas gestões 2004/2006 e 2007/2009 e Valdetário Monteiro, presidente nas gestões 2010/2012 e 2013/2015.

A cerimônia também agraciou, por suas contribuições à instituição ao longo de sua existência, em favor da defesa das prerrogativas e valorização da classe, o presidente da OAB Nacional na gestão 2022/2025, Beto Simonetti; e o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas.

O governador demonstrou satisfação por ser advogado e comentou da sua dedicação em atuar a favor da advocacia. O chefe do Executivo Estadual, aproveitou o ensejo e se comprometeu em doar os terrenos para a construção das subseccionais de Canindé e Baturité. “Eu estou governador, mas sou advogado, porque é isso que eu sou na vida, foi a profissão que me dediquei e exerci com muito orgulho. Exercer a advocacia exige coragem, coragem para fazer defesas que às vezes a sociedade recrimina. Nós somos para defender as causas que nos dedicamos e é para isso que fizemos um compromisso. Não é por falta de terreno que não teremos as seccionais em Canindé e Baturité. Viva a advocacia brasileira e cearense “, comemorou.



Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.