Com o intuito de aprimorar o sistema judiciário acreano, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), desembargadora Regina Ferrari, firmou parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) para utilização, por parte do Poder Judiciário do Acre, do Programa Simplificar.
O ato formal da parceria ocorreu nesta quinta-feira, 20, na sede do TJ roraimense. Houve também cooperação na área tecnológica com o Amazonas para desenvolvimento de tecnologias que objetivam a eficiência na prestação de serviços.
A ferramenta é instrumento que viabiliza constante aprimoramento dos processos de trabalho das áreas judicial e administrativa do Poder Judiciário de Roraima, desenvolvendo melhor os trabalhos, mostrando o caminho e os fluxos a percorrer dentro da instituição.
A iniciativa, inclusive, foi incluída no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário, que reúne iniciativas desenvolvidas por tribunais que podem ser replicadas em todo o Brasil para modernizar e tornar mais eficientes os serviços prestados pela Justiça.
Expressando gratidão pela oportunidade de firmar a cooperação judiciária, a presidente do TJ-AC destacou que a ideia é facilitar o processo de trabalho de todo o público interno do Poder Judiciário acreano.
“É uma parceria incrivelmente enriquecedora na qual o TJ-AC crescerá em diversos aspectos na área da virtualização contribuindo para a melhoria dos processos e resultados. Nossa ideia é evitar retrabalho, que ganha tempo e reflete em uma melhor prestação jurisdicional aos nossos usuários”, disse.
A juíza-auxiliar da presidência, Zenice Mota; o juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Alex Oivane, o diretor-geral e da Tecnologia, Júnior Martins; a gerente de Sistemas, Josena Pereira e o servidor da Coger, Jessé Drumond foram os integrantes da equipe que acompanhou a desembargadora-presidente.
Com a finalidade de promover a eficácia na gestão de processos, aprimorando a gestão e governança administrativa e judiciária, a parceria possibilitará ao Poder Judiciário do Acre o intercâmbio da metodologia do Programa Simplificar; disponibilização dos atos normativos relacionados ao programa; disponibilização de acesso aos fluxos de trabalho publicados no site do TJ-RR, participação de servidores do TJ-AC nas reuniões de mapeamento do TJ-RR, para conhecimento prático da metodologia e abordagem; realização de capacitações para servidores do TJ-AC; análise dos resultados conjuntamente, para aperfeiçoamento colaborativo da metodolodogia.
Com informações do TJ-AC