English EN Portuguese PT Spanish ES

X informa STF sobre envio de decisões ao Congresso dos EUA

Foto: Stefani Reynolds/AFP; Antonio Augusto/SCO/STF

jurinews.com.br

Compartilhe

O antigo Twitter no Brasil, agora conhecido como X, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a plataforma nos Estados Unidos enviou ao Congresso do país todas as decisões relacionadas à moderação e derrubada de conteúdo do ministro Alexandre de Moraes e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações foram enviadas no sábado (13) e constam no sistema do STF, no inquérito das milícias digitais.

De acordo com o X Brasil, a ordem para o envio das decisões partiu do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos EUA e foi cumprida ainda na sexta-feira (12). A empresa ressaltou que os documentos solicitados são confidenciais e resguardados por sigilo judicial, solicitando que a autoridade norte-americana mantenha e respeite essa confidencialidade.

Além disso, o X Brasil se comprometeu a transmitir ao ministro quaisquer informações sobre o tema que venha a receber da sede norte-americana do X, em cumprimento ao seu dever de transparência e lealdade processual.

Na manifestação apresentada a Moraes, o X Brasil anexou a ordem do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Estados Unidos, assinada pelo congressista republicano Jim Jordan, atual presidente do comitê.

O documento solicita informações sobre os esforços recentes do Tribunal Superior Eleitoral no Brasil para obrigar o X a censurar contas populares no país, embasando o pedido com publicações do CEO do X, Elon Musk, criticando as ordens do STF.

Essa comunicação entre o X e o Congresso dos EUA mostra a complexidade das questões de moderação de conteúdo e liberdade de expressão no ambiente digital, bem como as repercussões internacionais das decisões judiciais no Brasil.

NOVOS ATAQUES CONTRA O STF

Nessa segunda-feira (15), Elon Musk voltou a atacar o ministro do STF Alexandre de Moraes no X. Musk escreveu que Moraes está exigindo que o X pratique corrupção e viole as leis de outros países. Na última semana, Musk protagonizou embates com Moraes, fazendo ataques ao Judiciário brasileiro.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso disse, na última quinta-feira (11), considerar os embates com o dono do X “assunto encerrado” e que os desdobramentos do caso se darão no processo judicial.

Musk passou a ser investigado no STF por ordem de Moraes, após ameaças de descumprimento de ações judiciais.

Redação, com informações da CNN

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.