A Justiça decidiu manter sob prisão preventiva os proprietários dos três pitbulls que atacaram a escritora Roseana Murray, de 73 anos, na última sexta-feira 5. Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro, Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos e Davidson Ribeiros dos Santos tiveram suas prisões em flagrante convertidas durante a audiência de custódia realizada neste domingo.
Durante a audiência, três testemunhas relataram que os cães frequentemente escapavam para a via pública sem supervisão e demonstravam comportamento agressivo em relação às pessoas.
Além disso, afirmaram que o portão do quintal da residência onde os animais ficavam costumava permanecer aberto, facilitando sua saída e os ataques. Uma testemunha até mesmo havia pedido à família que aumentasse a altura do muro para evitar fugas.
A presença de uma médica veterinária na audiência também foi relevante. Ela testemunhou a ausência de canil ou focinheira no local onde os cães eram mantidos e destacou que o ambiente contribuía para aumentar a agressividade dos animais.
O ataque ocorreu em Saquarema, na Região dos Lagos, enquanto a escritora fazia uma caminhada. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, com auxílio de um helicóptero da corporação.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o estado de saúde de Roseana permanece estável, embora tenha passado por várias intervenções cirúrgicas e tenha perdido um braço e uma orelha devido ao ataque.
Roseana Murray é uma escritora reconhecida, premiada ao lado do ilustrador Roger Melo com o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil pelo livro “Jardins” em 2002. A obra encanta com quinze pequenos poemas que exploram a diversidade dos jardins.
Redação, com informações do Extra