O depósito da última parcela do precatório do Fundef, devido pela União aos estados e professores, foi celebrado pelo Sindicato dos Professores da Rede Estadual (SINTEPE).
O valor depositado recentemente para o Estado de Pernambuco foi de R$ 1.523.525.804,82. No entanto, apesar da aprovação da lei em 2022, que determina que os professores tenham direito a 60% desse valor, um documento oficial revelou que o dinheiro ainda não está imediatamente disponível para o Estado pagar os professores.
O Governo do Estado solicitou discretamente ao STF a mudança da conta-corrente para onde o valor foi depositado, atualmente na Caixa Econômica Federal, para uma conta aberta pelo Estado na mesma instituição em 2022.
A petição afirma que essa mudança é necessária para cumprir uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e que só após essa transferência os professores começarão a receber os pagamentos. A petição foi assinada pela procuradora geral do Estado, Bianca Teixeira, e não há um prazo definido para o relator despachar o pedido e transferir o dinheiro.