English EN Portuguese PT Spanish ES

Câmara aprova PEC que reduz tributos sobre prestação de serviços da advocacia

Foto: Reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que atualiza o sistema tributário brasileiro e incorpora a possibilidade de reduzir em 30% os tributos sobre a prestação de serviços de profissionais liberais, como advogados e advogadas. 

A aprovação é resultado de muito diálogo e de um trabalho conjunto realizado entre o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), junto aos parlamentares, tanto na Câmara, quanto no Senado Federal. 

Uma das reuniões para tratar sobre o assunto contou com a presença do presidente do CFOAB, Beto Simonetti; da OAB Alagoas, Vagner Paes, e da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo do CFOAB, conselheiro Marcos Mero, que estiveram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL).

Agora, a PEC 45/2019 segue para promulgação. A principal reivindicação da advocacia era a necessidade de se criar um regime diferenciado de tributação para as sociedades empresariais. Essas sociedades prestam serviços principalmente a pessoas físicas, e a reforma tributária não leva em consideração a impossibilidade de seus clientes descontarem créditos de Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Como resultado, a proposta poderia elevar a cobrança de imposto a 28%, aumento de quase 600% em relação à tributação do consumo atual. 

Para Vagner Paes, a OAB tem atuado em todas as frentes em defesa da advocacia e o regime diferenciado de tributação era uma dos pleitos da classe, que agora será atendido. “Essa é mais uma conquista para a classe, resultado do acompanhamento e do diálogo com nossos deputados e senadores. Fico muito feliz de ter feito parte desse processo”, afirma. 

“O presidente Arthur Lira teve a sensibilidade de entender o pleito, acatá-lo e, com isso, mantivemos essa vitória que tinha sido conquistada no Senado Federal”, ressalta o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo do CFOAB, Marcos Mero, que auxiliou no trabalho de sensibilização dos parlamentares para as demandas da advocacia.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.