A juíza Iracy Mangueira, coordenadora da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe, ministrou uma palestra, ontem, 29/11, para alunos e professores da Escola Estadual João Salônio, de Nossa Senhora Aparecida.
Por videoconferência, ela falou sobre as ações da CIJ e sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A palestra integrou a programação do I Simpósio de Educação Ambiental da escola.
“A ideia desse debate foi conscientizar os jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente e de nos somarmos à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que inclusive é subscrita e chancelada pelo Poder Judiciário”, informou Iracy.
Ainda conforme a juíza, a educação ambiental conduz os alunos a uma prática cidadã. “É o protagonismo juvenil para o desenvolvimento da sua própria autonomia e a sua perspectiva, sobretudo, de se compreender como um ser que deve viver em harmonia com seu habitat”, destacou a juíza.
Durante a palestra, a magistrada falou sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, por 193 países-membros, tem como foco medidas voltadas para a melhoria do bem-estar da população como um todo.
“Tendo um vínculo e sentimento de pertencimento à comunidade, esses jovens poderão compreender a necessidade de preservação do meio ambiente, dentro da perspectiva que os recursos não são renováveis e, por isso, precisam ser preservados. Um desenvolvimento ambiental com equilíbrio e observando as questões econômicas e sociais é fundamental para uma sociedade de paz e mais fraterna”, argumentou a juíza.