A presença de autoridades dos Três Poderes foi enaltecida pelo presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, durante a abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte. Neto do jurista e patrono da advocacia mineira, o professor Jair Leonardo Lopes, o presidente da seccional mineira aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da Ordem para a sociedade.
Segundo o presidente da OAB-MG, receber a Conferência Nacional da Advocacia só foi possível pela confiança depositada pelo Conselho Federal da OAB, sob a liderança dos membros da diretoria Beto Simonetti, Rafael Horn, Sayury Otoni, Milena Gama e Leonardo Campos. Ele também ressaltou o empenho do presidente do Conselho Gestor do FIDA, Felipe Sarmento. E, também, a confiança do Colégio de Presidentes das Seccionais.
“Muito obrigado, meus amigos e parceiros da trincheira de lutas da advocacia! Esse sonho que tivemos a audácia de sonhar está se realizando. BH é hoje a capital mundial da advocacia.”
Em sua avaliação, a profissão garante a efetividade das garantias constitucionais da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal, legitimando as sentenças judiciais. Tendo como guia a Constituição da República de 1988, a classe garante a defesa das liberdades, exercendo importante função social.
“Somos não apenas indispensáveis à administração da justiça, mas verdadeiros protagonistas da pacificação social, tão almejada em nosso país”, disse.
Com foco na justiça inclusiva, participativa e inovadora, o presidente da OAB-MG destacou os avanços obtidos pela ordem no estado. “Nosso trabalho aqui em Minas Gerais é lastreado na inovação, na inclusão e no avanço, e tem como foco nossa concepção de sermos instrumentos de transformação positiva da realidade.” Para os mineiros, disse o presidente, “liberdade vale ouro”.