O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), promoveu uma palestra sobre saúde sexual para os profissionais terceirizados do judiciário. A ação funcionou como um bate-papo que discutiu diversas questões relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que todos os dias surgem milhões de novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A estimativa é de que 1 em cada 25 pessoas já foram expostas ao contágio. No Brasil existem cerca de 290 mil pessoas portadoras de HIV.
Segundo a enfermeira da Disau, Carla Vanessa, a conversa teve o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito das ISTs e a importância da sua prevenção. “O TJRO sempre teve essa preocupação com todo o público interno, principalmente um cuidado especial com as pessoas que cuidam de nós”, ressaltou Carla.
O terceirizado Sandro Monteiro destacou que as infecções, além de comprometerem a saúde física, também abalam a saúde mental das pessoas, e que ações como as de conscientização são momentos de aprendizado sobre aspectos desconhecidos das doenças.
As ações de incentivo à prevenção promovidas pelo judiciário trazem informação para os colaboradores e otimizam a qualidade do trabalho, garantindo o bem-estar de todos.