English EN Portuguese PT Spanish ES

TJDFT adere ao movimento Novembro Azul que alerta sobre câncer de próstata e diabetes

novembro azul
novembro azul

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) adere à Campanha das Cores do Ministério da Saúde, que elege mensalmente uma cor para simbolizar temáticas com o objetivo de dar visibilidade e conscientização para as questões de saúde. Nesse sentido, durante todo o mês de novembro, o Palácio da Justiça ficará iluminado de azul para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata e da diabetes.

Por todo o Brasil, iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos e apoios de instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames preventivos.

Saúde do homem

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Pela orientação do Ministério da Saúde, é recomendado que os homens realizem exames preventivos, como toque retal e do hormônio PSA, por meio de exame de sangue, a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco como histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, alimentação rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso, a prevenção deve começar a partir dos 45 anos.

Antes uma doença de idosos, hoje esse tumor maligno atinge homens cada vez mais jovens. Como qualquer câncer, quando detectado no início, a chance de cura é maior, mas, quando ele se espalha, o estrago costuma ser irreversível.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17/11. No Brasil, desde 2010, a campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia – SBU e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. O tema escolhido para 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”, o mesmo adotado em 2021.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

A 10ª edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF) revela que 537 milhões de adultos em todo o mundo vivem com a doença, mostrando um aumento global contínuo na sua prevalência e confirmando o diabetes como um desafio global significativo para a saúde e o bem-estar de indivíduos, famílias e sociedades.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.