Para marcar o Dia Mundial de Combate à Pneumonia (12/11), O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), ressalta a importância da prevenção.
Para evitar a infecção respiratória aguda, existem vacinas indicadas pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) que estão disponíveis gratuitamente para servidores e magistrados com o Plano de Saúde Amil. Por meio do aplicativo ou do site da Beep Saúde, é possível agendar a imunização em domicílio.
A doença
A pneumonia é comumente causada por vírus ou bactérias. Os alvéolos ficam cheios de líquido, tornando a respiração dolorosa e limitando a entrada de oxigênio.
Os principais fatores de risco para desenvolver pneumonia são:
- Infecções respiratórias virais, como: gripe e COVID;
- Tabagismo, etilismo;
- Doenças imunossupressoras, como: HIV e câncer;
- Pessoas pneumopatas, neuropatas, cardiopatas, hepatopatas e nefropatas;
- Pessoas com histórico de hospitalizações prolongadas;
- Idosos a partir de 65 anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pneumonia foi classificada como a quarta causa de morte no mundo. Nos últimos anos, observa-se uma redução no número de mortes devido, principalmente, a ampliação da cobertura vacinal.
As vacinas
De acordo com o calendário da SBIm, as vacinas indicadas para prevenir a pneumonia são: VPC 13 ou 15 e VPP 23 – recomendadas para pessoas de 20 a 59 anos (portadores de algumas comorbidades); e 1 dose de VPC 13 ou 15, seguida de 1 dose de VPP 23 – de 6 a 12 meses depois, e segunda dose de VPP 23, 5 anos após a primeira, para pessoas com mais de 60 anos.
A indicação vacinal contra pneumonia para outras idades e pacientes com comorbidades pode ser encontrada no site da SBIm.