English EN Portuguese PT Spanish ES

Evento destaca boas práticas na prevenção da violência contra mulheres e meninas nas escolas do Distrito Federal

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e do Riacho Fundo, e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), por meio da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, realizaram, na última sexta-feira (27) o evento Partilhando as boas práticas na prevenção das violências contra meninas e mulheres.

A ação contou com a presença da Juíza Fabriziane Zapata, Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) do TJDFT e titular do Juizado do Riacho Fundo; e do Juiz Ben-Hur Viza, titular do Juizado do Núcleo Bandeirante.

A iniciativa celebra e congrega as ações de formação e valorização, realizadas durante o ano de 2023, com os profissionais e escolas da Candangolândia, do Núcleo Bandeirante, do Park Way e do Riacho Fundo I e II.

Durante a manhã, profissionais de três escolas apresentaram projetos e ações com a temática da violência contra meninas e mulheres. O professor Pedro Henrique Mesquita, do CEF 1 da Candangolândia, apresentou o projeto “Mulheres brasileiras, mulheres sensacionais”, desenvolvido com os estudantes do 9º ano.

A orientadora educacional Andréa Aparecida Rodrigues, do CEF Telebrasília, apresentou o projeto “Respeito é bom e eu gosto”, criado pelos estudantes dos 7º, 8º e 9º anos. Por fim, as professoras Régia Cristina e Ingrid, do CED Agrourbano Ipê, apresentaram a “Marcha contra o feminicídio”, desenvolvido com todos os estudantes da escola.

No primeiro semestre deste ano, as equipes técnicas do NJM realizaram quatro formações presenciais com as orientadoras educacionais e profissionais das equipes de apoio da Coordenação Regional.

Entre os temas abordados, estavam gênero e violência contra as mulheres; Lei Maria da Penha; violência sexual contra crianças e adolescentes; e violência no namoro. As formações compõem as ações do projeto Maria da Penha vai à Escola, coordenado pelo NJM.

Nas próximas semanas, as boas práticas apresentadas pelas escolas serão reunidas em uma publicação para dar visibilidade e motivar outras instituições escolares a desenvolverem iniciativas de prevenção à violência de gênero nas escolas.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.