Para estreitar laços entre instituições e fomentar a troca de experiências, a ouvidora-geral da OAB Pernambuco, Catarina Vasconcelos, realizou na última quinta-feira (26), uma visita institucional à Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A iniciativa aconteceu a convite da ouvidora-geral e ouvidora da Mulher do MPPE, Lizandra Carvalho. “Dialogamos sobre estreitamento e parceria institucional com vistas a atender as demandas da mulher vítima de violência, bem como a advocacia, no tocante a agilização de procedimentos em feitos que envolvem o MPPE no âmbito de ouvidorias”, enfatizou a ouvidora-geral da OAB-PE, Catarina Vasconcelos.
Já a ouvidora-geral e ouvidora da mulher do Ministério Público de Pernambuco, Lizandra Carvalho, destacou a importância do trabalho conjunto na atuação contra a violência contra a mulher. “Tenho como bastante significativa e proveitosa para a população uma parceria entre a Ouvidoria da Mulher da OAB e a Ouvidoria da Mulher do MPPE. A capilaridade das duas instituições inclusive permite uma atuação conjunta em várias cidades do Estado, com o fim de divulgar os canais para denúncias e fornecer esclarecimentos, com o intuito de se coibir a violência doméstica contra a mulher advogada e contra as cidadãs em geral”, pontuou.
Tanto a OAB Pernambuco quanto o Ministério Público de Pernambuco têm trabalhado para a prevenção, denúncia e o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Ainda neste ano, a Ordem instituiu a Ouvidoria da Mulher e nomeou a ouvidora adjunta, Amanda Botelho, para estar à frente da iniciativa. Com isso, a OAB-PE garantiu um espaço de escuta personalizada e assertiva para as demandas específicas das mulheres de toda a sociedade, com destaque para as advogadas.