Na Semana Estadual do Lixo Zero, criada pela Lei estadual nº 19.979/2019, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), através do Núcleo Socioambiental do Departamento do Planejamento, promove diversas ações de promoção da sustentabilidade.
Entre os objetivos da semana, organizada entre os dias 23 e 27 de outubro, está proporcionar a discussão e a conscientização para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos.
“A campanha passa muito pela sensibilização, um trabalho de educação com os colaboradores e da comunidade que frequenta o Tribunal”, explica André Melo Pesqueira, servidor integrante do Núcleo Socioambiental.
Uma campanha interna de coleta de resíduos eletrônicos foi preparada com pontos de coleta disponibilizados no Palácio da Justiça, Prédio Anexo, sedes Mauá e Álvaro Ramos. A destinação final será para a cooperativa Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Fazenda da Solidariedade (ACARFS). Busca-se assim fomentar a economia solidária, a inclusão social e o incentivo ao consumo consciente.
Na última sexta-feira (27), no pergolado do estacionamento do TJPR, foi realizado o workshop “Da adequação de hábitos de consumo ao aproveitamento integral dos alimentos”, ministrado pela professora Patrícia Lisboa. Ela vai compartilhar receitas que utilizam integralmente o alimento, além de orientar sobre a forma correta de descarte de partes não consumíveis de alimentos.
Também no estacionamento, nos dias 24 e 25 de outubro, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura de Curitiba, foi montada uma tenda para divulgação de projetos relacionados à sustentabilidade.
“Fizemos uma sensibilização sobre a questão da reciclagem de resíduos. Os projetos na área de sustentabilidade englobam vários setores. Trabalhamos com escolas, condomínios, comunidade, associações e temos parceria com ruas da cidadania também”, explica a técnica da SMMA, Patrícia Raksa.
Na última segunda-feira (23), foi realizado um webinário no canal do YouTube da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) com a professora Tamara Simone van Kaick, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o tema “Resíduos sólidos – um diálogo sobre economia circular e pegada de carbono”.