A valorização das mulheres advogadas mineiras é a principal proposta do plano estadual entregue ao presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nathália Damasceno, e integrantes da comissão. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (13) e cumpre a determinação do provimento 164/2015 do Conselho Federal, que instituiu o Plano Nacional de Valorização a Mulher Advogada.
O plano estadual ainda terá de passar pela aprovação do Conselho Pleno da Seccional Mineira. De acordo com Nathália Damasceno, a previsão é de que a votação da proposta ocorra na reunião do dia 15 de dezembro. A data coincide com o Dia Nacional da Mulher Advogada. “Seria mais uma vitória e a data se tornaria ainda mais emblemática para as mulheres”, afirmou.
Entre as principais propostas do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada estão a alteração da nomenclatura da comissão, que passará a se chamar Comissão das Mulheres Advogadas. “Esta é uma forma de ampliar o alcance da comissão, levando em consideração a multiplicidade de identidade de gênero, raça, orientação sexual, entre outras dimensões”, ressaltou a presidente da comissão.
Para Nathália Damasceno, o plano “é um grande avanço para a conquista e reconhecimento dos direitos das mulheres advogadas, para o fomento da liderança e a consolidação da paridade”. Entre outras propostas, o plano prevê incentivos à ampliação da participação de mulheres nos espaços da advocacia e do mercado.