A Subseção de Varginha foi anfitriã do quinto Colégio de Dirigentes da OAB-MG nesta sexta-feira (22). A abertura do evento foi realizada pela vice-presidente da Ordem Mineira, Ângela Botelho, e participaram representantes de 20 subseções da região do Sul de Minas III. A valorização da advocacia do interior é o maior objetivo desses encontros em que a seccional se desloca para acolher as demandas das subseções, dando voz a seus representantes.
“É um momento muito especial quando chegamos no colégio estadual. É a presença de cada um de vocês das subseções que faz o sucesso desse evento”, falou Ângela Botelho. O presidente da Subseção de Varginha, Alexandre Prado, fez a acolhida dos dirigentes e agradeceu a escolha da cidade como sede do colégio.
O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, discorreu sobre o trabalho e a atuação da gestão e explicou por que os colégios privilegiam a escuta dos dirigentes das subseções. “Vocês são os legítimos representantes da advocacia, é atrás de vocês que as advogadas e os advogados vão para resolver as demandas e os problemas vivenciados pela advocacia. Só com auxílio de vocês podemos implantar as políticas e planos de gestão”, ressaltou.
O diretor de interiorização, Rodrigo Martins, salientou que o sul de Minas é a região que mais concentra subseções no estado. “Nunca se avançou tanto para o interior quanto na nossa gestão. Era comum os presidentes das subseções irem até a seccional, nós fizemos a contraposição, quem se rende ao interior agora é a seccional que se desloca para atender as subseções”, pontuou.
O diálogo constante com todas as subseções realizado pela gestão foi destacado pelo presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun. “Esse é um momento de trocar experiência e de discutir a advocacia. Temos que ter a postura de ouvir mais e falar menos. As subseções são as protagonistas. Precisamos entender os problemas, dar voz e vez para as pequenas subseções se manifestarem, não só em relação aos pedidos, que a Caixa tem atendido prontamente, mas estimular o debate e o diálogo sobre as questões da advocacia”, afirmou Chalfun.
A coordenadora de Eventos da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG (ESAMG), Juliana Reis, disse aos dirigentes que a “ESA tem como missão a interiorização, queremos estar próximos de vocês. Primeiramente foi feita a estruturação interna da ESA e agora estamos prontos para atendê-los. Nós nos colocamos à disposição para organizar cursos, palestras e eventos e temos os cursos online acessível a todos”.
Durante os debates os dirigentes expuseram as demandas pleiteadas pela advocacia como atuação do Cejusc sem a participação da advocacia; fiscalização da atuação dos núcleos de prática jurídica dos cursos de direito para atendimento apenas de hipossuficientes; garantia de realização de audiências virtuais acordadas com as partes; funcionamento do Numopede; acesso à justiça prejudicado por cobrança de custas de incidente processuais; restrições na sala de advocacia no Fórum; sugestão de normatização e maior apoio às atividades das comissões; entre outras.
O presidente da Subseção de Machado, Everton Lima de Oliveira, parabenizou e agradeceu o trabalho realizado pela diretoria da Seccional Mineira e falou sobre a “facilidade de estar à frente da subseção junto com essa gestão, tenho um sentimento de pertencimento”. O presidente da OAB de Itumirim, Marcos Nardelli, disse que “o atendimento na seccional é sempre rápido e prestativo, seja na OAB ou na Caixa”.
Os depoimentos sobre a atuação da diretoria foram positivos. “A gestão está fazendo um trabalho brilhante nunca antes visto na OAB”, afirmou a presidente da Subseção de Paraguaçu, Cláudia Prado Fressato Rocha. O presidente da Subseção de Cambuquira, Valter da Silva, pontuou que “em seus 41 anos de exercício profissional, nunca uma diretoria da OAB fez o que vocês fazem pela advocacia. Vocês tornaram realidade a sede da Subseção de Cambuquira. Orgulhem-se do trabalho que vocês estão desenvolvendo”.
O evento teve as palestras “Motivação: Mitos e Verdades” proferida pela psicanalista e advogada, Aline Machado; e “As Prerrogativas da Advocacia”, com o procurador nacional adjunto de prerrogativas, Marcos Aurélio de Souza Santos; o procurador estadual de prerrogativas, Giovani Kaheler, e o conselheiro seccional e delegado de prerrogativas, Adilson Rocha.
O colégio teve a participação de representantes das subseções de Aiuruoca, Alfenas, Baependi, Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Elói Mendes, Itanhandu, Itumirim, Lavras, Machado, Natércia, Nepomuceno, Paraguaçu, Passa Quatro, São Lourenço, Três Corações e Três Pontas.
Estavam presentes pela OAB-MG o secretário-geral, Sanders Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o tesoureiro, Fabrício Almeida; o diretor institucional, Rômulo Brasil; os diretores de interiorização, Bernardo Brant e Márcio Facchini; o diretor de eventos, Diogo Lustosa; e o assessor especial da presidência, Moysés Monteiro; e pela CAAMG a vice-presidente, Vanja Honorina; o primeiro secretário, Giuliano Almada; os diretores institucionais, Flávia Fachineli e Rodrigo Botti.
Nova sede da OAB Varginha
No final do dia, os dirigentes participaram da solenidade de lançamento da pedra fundamental da sede da Subseção de Varginha. A nova Casa da Advocacia será construída em um local mais adequado para atender as advogadas e advogados da cidade em terreno próximo ao Fórum local, na Rua José Raphael de Mesquita, bairro Residencial Belo Horizonte.
A diretoria da subseção investiu em um projeto que irá proporcionar um ambiente moderno, acolhedor e equipado com serviços inovadores para toda a advocacia local, além de criar um espaço que atenda não apenas às necessidades práticas da classe, mas que também promova um sentimento de pertencimento e valorização.