Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) existentes na Comarca de Campina Grande estão nos últimos preparativos para a participação na XVIII Semana Nacional de Conciliação, que acontecerá no período de 6 a 10 de novembro.
Estão agendadas 70 audiências conciliatórias, com a realização de mutirões, envolvendo feitos processuais e pré-processuais, nas áreas cível, família e do consumidor.
O coordenador dos Cejuscs da 2ª Região de Campina Grande, juiz Antonio Reginaldo Nunes, destacou a recente adesão dos três Juizados Especiais Cíveis ao Cejusc V, por meio da Universidade – CESREI, para as mediações processuais. “Com certeza haverá um aumento significativo nas estatísticas do Tribunal no ranking das conciliações”, evidenciou o magistrado.
No período do evento serão realizados mutirões na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com ações dos Cejuscs II (Consumidor) e VII ( Extrajudicial); no Cejusc III, onde funciona o Procon Municipal, cujo esforço concentrado acontecerá na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Além das audiências do Cejusc V, as quais envolverão processos dos três Juizados Especiais Cíveis e das dez Varas Cíveis da Comarca.
“No Cejusc VIII, que atua com feitos processuais, ocorrerão audiências das quatro Varas de Família de Campina. Nós vamos realizar estas mediações, durante a Semana Nacional, totalizando 14 audiências por dia”, informou o técnico judiciário e mediador, Jânio Chaves Cordeiro.
Semana Nacional da Conciliação
O esforço concentrado, em prol da conciliação, é realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Na ocasião, será conferida “menção honrosa” aos tribunais estaduais, federais e trabalhistas por obterem o ICoC (Índice de Composição de Conflitos) superior, comparado ao demais do mesmo segmento de Justiça.