English EN Portuguese PT Spanish ES

DEFESA DA CONSTITUIÇÃO: Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB defende vigilância permanente

jurinews.com.br

Compartilhe

O presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, palestrou no seminário em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal, realizado nesta quinta-feira (5/10), no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele destacou a importância da advocacia na reconstitucionalização do país e os esforços necessários para defesa da Carta e da democracia.

Marcus Vinicius participou do painel “Igualdade, Efetividade e Instituições” e falou sobre “estabilidade democrática, segurança jurídica e diálogo institucional”. Na palestra, ele afirmou que a democracia deve ser defendida diariamente, de forma enfática, mesmo com a Constituição completando 35 anos, o maior período democrático da história brasileira. “Não é suficiente fazer uma defesa romântica da democracia. É preciso defendê-la de forma militante, sem tolerar pregações criminosas”, afirmou.

O membro honorário vitalício do CFOAB falou também da crise institucional provocada por ataques ao Supremo. “As ameaças à existência do STF são um grave aceno ao autoritarismo e demonstram o desejo de quem quer governar sem democracia e sem respeitar as garantias e os direitos fundamentais, historicamente conquistado pelos cidadãos brasileiros”, alertou.

Além de Marcus Vinicius, também participaram do seminário o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Daniel Sarmento; o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Adilson Moreira; a juíza federal Adriana Cruz; e o professor da Universidade de São Paulo Virgílio Afonso da Silva.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.