O Juiz Carlos Maroja de Medeiros, titular da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, participou do Webinar “Baía de Guanabara – cenários, conflitos e perspectivas”, evento promovido pelo Fórum Permanente de Direito Ambiental da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O magistrado foi debatedor no painel “Baía de Guanabara como bem cultural”.
“A Baía de Guanabara foi o palco de grandes acontecimentos e eu não consigo deixar de lembrar da relevância da Baía de Guanabara, quando pensamos no problema do povo negro escravizado que chegava no Cais do Valongo. E falando na luta dos negros, é impossível deixar de lembrar da Revolta da Chibata e a Baía de Guanabara foi o palco disso tudo. Então, nós também estamos tratando de um bem cultural dentro do tema do meio ambiente”, disse o Juiz.
O evento aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Vieira Leite Ventura com transmissão via plataformas Zoom e YouTube e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).