Os integrantes do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) reuniram-se com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, que assumem a presidência e vice-presidência do STF e do CNJ. O presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, representou a magistratura de MS no encontro.
O objetivo da reunião, realizada no TJDFT, em Brasília, foi a entrega das sugestões pelo Consepre visando contribuir com o aprimoramento do Poder Judiciário brasileiro na gestão do Ministro Luís Roberto Barroso à frente do Conselho Nacional de Justiça, além de propiciar diálogo e troca de informações sobre os desafios enfrentados pelos Tribunais de Justiça do país e buscar melhorias para a prestação jurisdicional.
Na mesa estavam os ministros do STF; o presidente em exercício do Consepre, Des. Marcos Alaor Diniz Grangeia; o presidente do TJDFT, Des. José Cruz Macedo, e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior.
Presidente eleito do STF e do CNJ, o ministro Barroso falou dos três eixos que conduzirão sua gestão: o Conteúdo, a Imagem do Poder Judiciário e o Relacionamento do Judiciário com a sociedade. Ele mencionou a importância de se buscar a pacificação do país e fugir das dicotomias, defendendo o uso de uma linguagem simples e eficaz no trato com a sociedade.
O ministro Fachin, eleito vice-presidente do STF, afirmou aos presidentes dos Tribunais que estará junto na condução dos trabalhos e que esse diálogo tem uma marca da lealdade de Luís Barroso com seus valores. Destacou também o fato de o magistrado já ter demonstrado ser excelente gestor.
Durante a reunião os presidentes dos Tribunais de Justiça dos diversos estados pudessem apresentar suas considerações e apontaram as dificuldades enfrentadas pelos magistrados no exercício do poder judicante, além de apresentar sugestões ao presidente eleito do CNJ e ressaltar a importância do Conselho na promoção de políticas voltadas ao aperfeiçoamento da Justiça.
O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado em novembro de 2021, na união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos Presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.