Mais de 30 estudantes do Ensino Médio da rede estadual e da rede privada do Município de Miracema, localizado na Região Noroeste Fluminense, a 195 quilômetros da capital, tiveram a oportunidade de acompanhar de pertinho uma sessão de julgamento no Tribunal do Júri da comarca na última quarta-feira (20).
Os alunos também participaram de palestras com servidores e colaboradores que atuam no Judiciário local realizadas na sede da Academia Miracemense de Letras (AML), no dia anterior (19).
Todos os estudantes que participaram do evento tinham uma característica em comum: o interesse pela área jurídica. Por isso, a oficina “Em Foco – A Palavra Falada: retórica e oratória” teve o objetivo de mostrar ao grupo o poder da palavra e da argumentação.
A ação ocorreu por iniciativa da servidora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Ana Cristina Pinheiro, com o apoio e participação da juíza titular da 2ª Vara de Miracema, Érica Bueno Salgado; da promotora de Justiça Isadora Pereira Fortuna; do representante da OAB do Rio, Pedro Paulo Eiras; da oficial de justiça Adriane Abreu de Medeiros; do policial militar Adinei de Medeiros das Chagas, além do jurado e professor de língua portuguesa Marco Aurélio Botelho Tostes.