English EN Portuguese PT Spanish ES

TJAL promove palestra sobre saúde mental para magistrados e servidores durante o ‘Setembro Amarelo’

jurinews.com.br

Compartilhe

Com o objetivo de cuidar mais da saúde mental de magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu uma palestra com o tema “Depressão e ansiedade: o que são e como lidar”, ministrada pelo médico psiquiatra Gustavo Omena. O evento ocorreu no Pleno do TJAL.

Para o desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal, levar essa discussão sobre depressão e ansiedade para o TJAL é muito necessário para além de conscientizar, alertar e cuidar.

“A saúde mental dos nossos servidores e magistrados é uma tônica da nossa gestão, e nesse mês de prevenção ao suicídio, falar sobre depressão e ansiedade e o que fazer para sair disso é fundamental. Esse é um assunto que tem assolado todo mundo e nós temos que ter essa preocupação”, falou o presidente, enfatizando a importância do olhar empático com os colegas de trabalho.

O psiquiatra Gustavo Omena abordou as estatísticas que colocam o Brasil como o país mais ansioso do mundo, tratando a temática de forma leve, através de conceitos, causas, consequências e principalmente o que é possível fazer para tratar e ajudar um colega que esteja passando por problemas emocionais.

Para ele, desmistificar esse tema complexo é ajudar pessoas a buscarem ajuda e serem acolhidas não só pelos profissionais de saúde, mas também por pessoas próximas.

“É sempre muito difícil lidar com sofrimento mental e muita gente não sabe o que fazer, principalmente quando os pacientes apresentam ideação ou planejamento suicida. A gente tem que prestar atenção nas falas negativas e autodepreciativas. Essas pessoas precisam ser escutadas com atenção, sem julgamentos, tendo seu sofrimento validado para que se sintam à vontade para contar sobre seu problema”, disse o médico.

A mensagem do ‘Setembro Amarelo’ de 2023 é “Busque ajuda, você não está sozinho”, e o médico reforçou que falar é necessário e pode salvar vidas. “A depressão pega todo mundo e nós precisamos estar atentos e pedir ajuda, pois falar é a solução”, enfatizou o psiquiatra.

O diretor do setor médico do TJAL, médico Georges Basiles, enfatizou que é necessário ficar em alerta e cuidar dos servidores que precisam de atenção por estarem em sofrimento mental.

“As pessoas relegam esse assunto a um segundo plano e isso não deve ser relegado. Aos próprios colegas, ao perceberem que tem alguém no setor com depressão, é importante ajudar e orientar para que procure ajuda médica. Aqui no TJAL, nós temos duas médicas psiquiatras excelentes que estão à disposição de todos”, destacou o diretor.

Para o servidor João Vitor, assessor Judiciário, a iniciativa do TJAL em trabalhar o ‘Setembro Amarelo’ é muito importante para tratar um tema que é tão importante, porém muitas vezes esquecido.

“Precisamos falar a respeito desse tema que muitas vezes não é abordado da forma como deveria na sociedade, tendo em vista todo o preconceito que o envolve. Parar um tempo para voltar nosso olhar a nós mesmos e aquilo que nos adoece é fundamental para nos alertar e prevenir esses problemas tão graves, que são a depressão e a ansiedade”, falou o servidor.

A idealização e iniciativa da campanha é da Secretaria Especial da Presidência, que vem mobilizando magistrados e servidores a vestirem amarelo e dialogarem mais sobre a temática. Na última semana, vários setores aderiram ao movimento e tiraram fotos segurando placas que levam mensagens de força e acolhimento para quem está em sofrimento psicológico. Para ver as fotos clique aqui.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.