Cem crianças de escolas municipais que participaram do projeto “Troca de Livros”, no Museu da Justiça de Niterói, no Centro do município, tiveram uma tarde recheada de histórias, brincadeiras, música e muita animação.
Renato Pfeil, um artista musical e autor com mais de duas décadas de dedicação ao público jovem, apresentou um espetáculo de stand-up intitulado “Musical do Renato”.
Nesse encontro, ele cantou músicas sobre os Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes, enquanto abordava de maneira otimista temas relacionados ao meio ambiente, bem como o respeito para com a natureza e as pessoas. Algumas das músicas autorais são: “Tremelique”, que aborda a memória afetiva da infância; “Tibum Chuá”, que fala sobre a preservação dos oceanos, mares e rios; “O reino e o Rei”, que expõe direitos fundamentais; além da canção “Simples Imaterial”, que foi interpretada em Libras.
“Eu gosto muito de trabalhar com crianças e promover eventos que estimulem a leitura. É um prazer participar desse evento literário promovido pelo TJRJ e proporcionar esse espaço para as crianças interagirem com as brincadeiras musicais, pois o propósito é gerar reflexões de forma leve e alegre. A principal mensagem que eu quero passar hoje é para que eles leiam muitos livros para adquirir conhecimento”, afirmou Renato Pfeil.
A esposa do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, Marta Almeida Rodrigues Cardozo, prestigiou o evento, que ocorre às terças-feiras, sempre às 12h, e é acessível ao público sem custo de entrada. “Estou muito contente de participar desse evento que está dando oportunidade de crianças da rede pública de Niterói que não têm acesso à cultura adquirirem através do Judiciário. Estamos abrindo a porta para um outro público. Emocionante”, expressou Marta.
Andressa Vidal, uma das professoras que acompanhou os estudantes, também é mãe de uma aluna de cinco anos que participou das atividades. De acordo com ela, sua filha ficou encantada com a programação. “Minha filha acordou cedo e fez questão de colocar um vestido de princesa para conhecer o Museu da Justiça. Foi uma tarde muito feliz. Ela adora o músico e ainda ganhou um livro na hora do lanche”, compartilhou Andressa.
O projeto “Troca de Livros” tem como objetivo estimular a literatura e o diálogo, aproximando a sociedade do Tribunal de Justiça do Rio. O público pode participar da iniciativa trazendo um livro em bom estado e levando outro de seu interesse. Siléa Macieira, diretora do museu, destacou a importância dessa iniciativa.
“A iniciativa faz parte de um projeto de revitalização do eixo cultural histórico e educacional na sede do Rio de Janeiro e de Niterói. Temos a imensa satisfação e alegria em receber essas crianças hoje que compareceram ao Museu de Niterói mesmo com chuva e proporcionar história, conhecimento e cultura com apresentação musical, brincadeiras, lanche e a doação de um livro para cada uma delas”, explicou.