O programa ‘Conhecendo o Judiciário’ já recebeu 4.470 estudantes de diversas instituições educacionais do Estado, como revelou a coordenação. Na tarde da última segunda-feira (4), o programa realizou sua 94ª visita ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), com a participação de 29 estudantes matriculados nos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Lançado desde abril de 2013, o projeto tem como objetivo principal estabelecer um canal de comunicação entre o sistema judiciário e a sociedade em geral. Além de visitarem o Tribunal Pleno, os alunos também tiveram a oportunidade de explorar a Galeria dos ex-Presidentes e as Câmaras de Julgamento.
O líder do projeto, o desembargador Leandro dos Santos, explicou que a concepção inicial do programa foi criar uma abertura no Tribunal para a comunidade, por meio de parcerias com universidades e outras instituições.
“O cidadão vem à justiça não só para escutar, mas também, para conversar, entender o que é o Judiciário, como ele funciona, qual a importância, não só para resolver os conflitos, mas para a própria cidadania. A visita dos estudantes é relevante para definir aquilo que pretendem seguir na carreira profissional”
O professor da UFPB, Julian Nogueira de Queiroz, destacou a importância da iniciativa para permitir que os alunos ultrapassem os limites da sala de aula da universidade e tenham a oportunidade de conhecer o Poder Judiciário na prática.
“Nesta visita tivemos estudantes de outras áreas, momento em que perceberam, na realidade, o que é Justiça. Além do funcionamento da prática judiciária, tirando a visão meramente teórica que se encontra em sala de aula”, comentou.
Uma estudante do curso de Direito, Bárbara Tenório, ressaltou a grande relevância do projeto para que os estudantes, futuros operadores do direito, compreendam melhor a prática jurídica.
“Tirei várias experiências da fala do desembargador Leandro, da responsabilidade do magistrado e das funções que nós como cidadãos exercemos. É importante que a população tenha consciência que existem processos democráticos judiciais, pois clamamos muito pela justiça, mas não compreendemos o real significado da atuação do Poder Judiciário”, enfatizou.
Uma estudante do curso de Ciências Contábeis, Maria Joana, ressaltou a importância da visita para iniciar um contato direto com o mundo jurídico. “Por conta das leis a gente precisa entender o funcionamento das normas jurídicas, para poder estruturar um orçamento dentre outras especificidades da área contábil”, explicou.
Além disso, no decorrer da visita, o desembargador Leandro dos Santos realizou um sorteio de três cópias de seu próprio livro, intitulado ‘Asfora: Uma Morte, Uma Controvérsia’, para os visitantes.