English EN Portuguese PT Spanish ES

Justiça do DF condena Arruda novamente à perda de direitos políticos e pagamento de multa

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou o ex-governador do DF José Roberto Arruda por improbidade administrativa em ação decorrente da Operação Caixa de Pandora, de 2009. O ex-chefe do Executivo distrital perdeu os direitos políticos por 12 anos e terá que pagar uma multa. Além dele, seis pessoas foram condenadas. Esta é a terceira condenação de Arruda em pouco mais de dois meses. A defesa do ex-governador vai recorrer.

Na sentença, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF, Daniel Eduardo Carnacchioni, ressalta que as provas contra Arruda são “contundentes” e evidenciam o enriquecimento ilícito vindo de “um esquema de solicitação de propina de empresas prestadoras de serviços de informática ao GDF, destinada, entre outras finalidades, ao pagamento mensal de propina a parlamentares para a compra de apoio político”.

Essa é a terceira condenação do ex-governador distrital em pouco mais de dois meses. Em agosto e julho, Arruda e outros envolvidos foram condenados a penas que variavam entre suspensão de direitos políticos, no caso das pessoas físicas, reparação de danos e proibição de firmar contratos com o poder público.

Na sentença, o juiz cita um diálogo obtido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que mostra a participação de Arruda em discussões sobre o suposto esquema. “Ô, Zé, aquela despesa mensal com político sua hoje está em quanto?”, diz o ex-governador em uma das conversas.

A decisão também ressalta uma “preocupação” de Arruda para uma unificação dos pagamentos aos parlamentares que recebiam algum valor do esquema. “Ao verificarem os valores pagos, José Geraldo Maciel pergunta a Arruda: ‘Quer que eu coordene isso?’, ao que Arruda responde que ‘tem que ser’, dizendo ainda que ‘Tem que unificar tudo’. ”

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.