Na última sexta-feira (25), ocorreu o ato solene promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para apresentar o Código de Ética do Servidor e do Colaborador do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.
“Que esse Código de Ética sirva sempre como um norte para todo o quadro de servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, uma referência nacional que merece toda nossa consideração e respeito. Por isso, reitero meu agradecimento, traduzido nesta visita, reconhecendo a importância da prestação jurisdicional que se faz aqui”, afirmou a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, que esteve presente no evento e elogiou a iniciativa.
Com o intuito de oficializar o lançamento, o presidente do TJRJ, magistrado Ricardo Rodrigues Cardozo, entregou um exemplar do Código de Ética à ministra Weber. “Esse é um momento emblemático para nós. Vossa Excelência é uma referência no que diz respeito à ética, à sensibilidade, à ponderação e ao equilíbrio nas decisões. No Código, buscamos inserir todos esses valores. Temos que estar comprometidos com resultados eficientes e com um atendimento escorreito à toda a população”, declarou o presidente.
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, também prestigiou a visita de Weber ao Tribunal de Justiça do Rio. Sobre o lançamento do Código, comentou: “Gosto de dizer que a elevação da ética pública e da ética privada no Brasil são caminhos muito importantes para o desenvolvimento, para o avanço civilizatório. Nós, do Judiciário, temos o dever de nos comportar como quem está a serviço da sociedade, procurando atender às demandas da população da melhor maneira possível, e sempre com integridade.”
Código de Ética
O Código de Ética do Servidor e do Colaborador do PJERJ tem o objetivo de orientar e normatizar os padrões de conduta dos servidores e colaboradores que integram o Judiciário fluminense, prezando sempre pela ética e pela lisura no desempenho da função pública.
Na cerimônia de lançamento, a juíza auxiliar da Presidência, Fernanda Xavier de Brito, deu mais detalhes sobre as motivações envolvidas na elaboração do Código: “O lançamento do Código de Ética se fez necessário porque sentimos a necessidade de regulamentar as condutas a serem adotadas por todo o corpo de integrantes do Tribunal de Justiça. Pensando nessa necessidade, a Presidência encampou o Código de Ética já editado na gestão do desembargador Ricardo Cardozo na Corregedoria Geral da Justiça, acrescentando outras questões importantes para o aperfeiçoamento do ambiente organizacional”, acesse aqui o Código de Ética.