A 2ª Vara da comarca de Capinzal começou uma parceria com cinco organizações e distribuiu entre elas um montante de R$ 94.902,20, provenientes das penas pecuniárias. Os montantes serão direcionados para a promoção de iniciativas nas esferas da saúde e da educação. Os planos para pleitear esses benefícios foram apresentados anteriormente por meio de um edital avaliado por uma comissão especial composta de servidores da unidade judiciária e do Ministério Público.
Uma parte do financiamento será destinada à aquisição de dispositivos destinados ao Hospital Nossa Senhora das Dores. A Congregação das Servas de Maria Reparadora fará a aquisição de uma cama PPP, usada no pré-parto, parto e pós-parto, para equipar o centro cirúrgico em construção.
O Rotary Clube Capinzal comprará um berço aquecido para doação ao hospital. Já a Associação Beneficente Anjos da Guarda realizará a compra de 60 kits com itens básicos para bebês recém-nascidos, para serem distribuídos na unidade hospitalar.
Outra iniciativa na área da saúde, desta vez relacionada aos animais, está relacionada ao controle da população de cães e gatos por meio de procedimentos de esterilização. O objetivo é atender até 170 animais. A Associação de Proteção Animal e Ambiental de Capinzal e Ouro – Faunamiga é encarregada de executar esse projeto.
No âmbito educacional, a Associação de Pais e Professores da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra vai adquirir dispositivos e brinquedos educativos para a escola, no projeto denominado Recreio Feliz.
Para acessar os fundos provenientes das penas pecuniárias, é necessário que organizações públicas ou privadas com propósitos sociais, cujas atividades estejam ligadas à segurança pública, educação e saúde, enviem propostas às jurisdições de origem durante a abertura de editais, além de terem a documentos aprovados e o projeto selecionado.