English EN Portuguese PT Spanish ES

DUAS DÉCADAS DEPOIS: Comissão de juristas vai atualizar Código Civil para revolução digital

jurinews.com.br

Compartilhe

Uma Comissão de juristas liderada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será responsável por apresentar o anteprojeto de atualização do Código Civil (Lei 10.406/2002). O ato que instituiu a comissão foi assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. 

Em 2023 o Código Civil completou 20 anos de vigência.

A Comissão conta com 34 integrantes, entre representantes da magistratura, da advocacia, do Ministério Público e da academia, que se dividirão em grupos responsáveis pela análise das diferentes partes do Código Civil.

Eles vão se dedicar, nos próximos 180 dias, à criação de um anteprojeto de lei com as atualizações propostas para o Código Civil, de 2002. 

Depois disso, a Presidência do Senado encaminhará o texto, na forma de projeto de lei, para análise dos senadores, passando pelas comissões e pelo Plenário.

Temas recentes que tiveram impacto na sociedade, como as transformações tecnológicas, devem merecer atenção do grupo. 

Os relatores da Comissão serão o professor Flávio Tartuce e a desembargadora aposentada do TJ-SP Rosa Maria de Andrade Nery. O vice-presidente é o ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ.

PARTICIPAÇÃO DA OAB

Entre os integrantes da Comissão, estão o membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. 

Após a formação do grupo, o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato Silveira, enviou ofício em que cumprimenta Marcus Vinicius Furtado Coêlho e os demais integrantes pela nomeação, “estando certo de que a presença de seus associados na Comissão permitirá com que o IASP também apresente contribuições legislativas para atualização e pela integridade do sistema do Direito Privado”.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.