A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) abriu um inquérito para investigar João Ivan Sobrinho Dutra, que publicou um vídeo dizendo que se tratava de um “terreiro de macumba enviado pelo SUS”. Dutra usou também expressões racistas no seu vídeo, como “negrada”.
Em nota, a Polícia afirma que vai investigar “um caso de intolerância religiosa, com preconceito e discriminação”. O caso está a cargo da Delegacia Municipal de Cruz.
O TJCE (Tribunal de Justiça do Ceará) já tinha anunciado que ia apurar o “possível descumprimento dos deveres do Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Ceará”. A abertura do processo foi determinada pela presidência da Corte e publicada no Diário da Justiça.
O prazo fixado para a conclusão da sindicância do TJCE é de 15 dias e o processo será conduzido pela CPED (Comissão Permanente de Ética e Disciplina do Poder Judiciário).
O oficial de Justiça — que atua no município de Bela Cruz (CE) — teria dito, em um comentário no Instagram, que não quis cometer intolerância religiosa e que a gravação era uma brincadeira,segundo o jornal O Povo.