English EN Portuguese PT Spanish ES

STF confirma decisão que suspende extinção de cargos de confiança na área da educação em SP

jurinews.com.br

Compartilhe

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam, por tempo indeterminado, a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que determinava a extinção, em até 120 dias, de três funções na área da educação da Prefeitura de Bauru (SP). 

A suspensão da medida, em caráter liminar,já havia sido proferida pela ministra presidente do STF, Rosa Weber, no dia 25 de julho. Desta vez, a matéria foi apreciada pelos 11 ministros da Suprema Corte, que ratificaram, em votação unânime, a decisão da presidente da casa. 

O imbróglio teve início após o TJ-SP determinar a extinção dos cargos no dia 8 de maio ao acolher uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Procuradoria-Geral de Justiça, órgão máximo do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Os cargos de confiança alvo da ação são “coordenador de área”, “vice-diretor de escola” e “coordenador pedagógico”.

O MP argumentou que as funções de confiança, embora restritas a servidores públicos, deveriam ser preenchidas por concurso público e não em regime de livre nomeação ou exoneração.

No dia 7 de julho, a Prefeitura de Bauru recorreu da decisão favorável do TJ-SP à extinção das funções e pediu junto ao STF liminar para suspender os efeitos da medida até o julgamento definitivo do recurso.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.