O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu na manhã desta quarta-feira (23) os desembargadores que vão compor lista para duas vagas de ministro.
Foram escolhidos por ordem de votação:
Carlos Adamek (TJ-SP), com 19 votos no 1º escrutínio
José Afrânio Vilela (TJ-MG), com 26 votos no 2º escrutínio
Elton Leme (TJ-RJ), com 20 votos no 2º escrutínio
Teodoro Silva Santos (TJ-CE), com 17 votos no 3º escrutínio
Caberá ao presidente Lula indicar dois nomes entre os quatro desembargadores para ocupar as duas vagas abertas no STJ.
PERFIS DOS ESCOLHIDOS
Carlos Vieira von Adamek é pós-graduado em processo civil pela Escola Paulista da Magistratura. Juiz desde 1989, tornou-se desembargador do TJSP em 2017. Ocupou, entre outras funções, os cargos de secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF).
José Afrânio Vilela possui formação em direito pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduação em gestão judiciária pela Universidade de Brasília. Tomou posse como juiz em 1989 e ocupa o cargo de desembargador do TJMG desde 2005. Atuou como vice-presidente do tribunal mineiro no biênio 2018-2020.
Elton Martinez Carvalho Leme ingressou na magistratura em 1992 e se tornou desembargador do TJRJ em 2008. Foi juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF) e no CNJ. Também ocupou o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ).
Teodoro Silva Santos é mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza. Desembargador do TJCE desde 2011, é atualmente o presidente da câmara de direito público da corte. Entre outras funções, já exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Ceará.