Representado pelo desembargador Antonio Oldemar Coelho dos Santos, o Tribunal Regional do Trabalho (PA/AP) foi contemplado com o Prêmio Cidadania LGBTI+ 2023. A premiação reconhece pessoas, instituições e órgãos que contribuem de forma relevante com a pauta LGBTQIAPN+. Através do projeto Diversidade e Empregabilidade, o trabalho do TRT-PA/AP de promover a capacitação e empregabilidade de pessoas da comunidade foi reconhecido e premiado na ocasião.
Organizado pelo grupo LGBTI+ do Pará, que possui 21 anos de atuação no estado, a noite de premiação foi marcada pelo lançamento da 21ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém, que está marcada para o dia 24 de setembro. Este ano, o TRT-PA/AP fará parte diretamente do evento com a oferta de cursos profissionalizantes para dar continuidade na promoção da empregabilidade da população.
O prêmio Cidadania LGBTI+ entregue ao TRT-8 foi recebido pelo desembargador Antonio Oldemar Coelho dos Santos, coordenador do Subcomitê de Diversidade do tribunal que está à frente do projeto Diversidade e Empregabilidade.
“Para nós, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, especialmente do Subcomitê de Diversidade do tribunal, é uma honra receber este prêmio. Estamos na luta e isso significa que todas as ações afirmativas que o nosso tribunal realiza estão sendo bem recebidas na sociedade. Tenho orgulho de poder receber esse prêmio. Estaremos na parada!”, comemorou o desembargador.
O projeto Diversidade e Empregabilidade irá ofertar um curso de auxiliar de cozinha para uma turma já fechada com 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social, sendo dez pessoas com deficiência e dez pessoas LGBTQIAPN+. A demanda superou as expectativas, com um número de inscrições quatro vezes maior do que o número de vagas oferecidas.
Além disso, o TRT-PA/AP está firmando parcerias com diversos estabelecimentos do setor da alimentação na Região Metropolitana de Belém para empregar todos os 20 alunos ao final do curso, garantindo empregabilidade efetiva.
Com informações do TRT-PA/AP