English EN Portuguese PT Spanish ES

Justiça manda soltar delegado do RJ, Marcos Cipriano

jurinews.com.br

Compartilhe

A Justiça do Rio mandou soltar o delegado Marcos Cipriano, preso em maio de 2022 pela Operação Calígula, que mirou a exploração ilegal de jogos de azar pelo bicheiro Rogério Andrade.

Na decisão, o juiz Richard Robert Fairclough afirmou que estava observando a isonomia em relação a outros réus em situação similar e que a prisão preventiva não era mais necessária para garantir a ordem pública. Ele determinou, porém que o delegado use monitoramento eletrônico e faça recolhimento noturno, além de finais de semana e feriados.

Segundo o Ministério Público estadual, Cipriano e outros presos na operação integram a quadrilha de Rogério de Andrade. O PM reformado Ronnie Lessa — réu pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista dela Anderson Gomes — também faria parte da organização criminosa.

Os promotores que investigaram Cipriano afirmam que ele teria intermediado um encontro entre Lessa, a delegada Adriana Belém e o inspetor de polícia Jorge Luiz Camilo Alves. Do encontro, teria nascido a negociação para a retirada em caminhões de quase 80 máquinas caça-níqueis apreendidas numa casa de apostas de Rogério de Andrade, que ficava no Quebra-Mar, na Barra da Tijuca.

Durante a operação, os investigadores também encontraram na casa do delegado uma cópia da decisão da Justiça que determinava a prisão dele. Para o MPRJ, isso pode indicar que a operação vazou. As circunstâncias do vazamento seriam investigadas pelo MP.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.