O plenário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) aprovou por unanimidade a promoção do juiz federal William Douglas, titular da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), a desembargador da Corte. Agora, a decisão deve ser enviada ao Ministério da Justiça e, depois, à Presidência da República para concluir os trâmites necessários à nomeação.
A vaga em questão é destinada apenas a juízes federais de carreira. Ela ficou disponível após a aposentadoria da desembargadora Sandra Negri. Desde 1993 na magistratura federal, Douglas é, hoje, o mais antigo juiz de carreira atuando na 2ª Região, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Douglas postou um agradecimento nas redes sociais. “Agradeço a Deus por essa honra. Também agradeço à minha família, aos desembargadores do TRF2 e à minha equipe da já saudosa 4ª Vara Federal de Niterói”, afirmou.
O trabalho de Douglas na 4ª Vara Federal de Niterói se notabilizou por aplicar modelos de gestão com base na governança e voltados à obtenção de resultados eficientes. Diversas vezes, em eventos públicos, ele afirmou usar como referência autores como da área de administração, como William E. Deming e Mark Moore.
Em 2006, ele figurou na lista de exemplos de Boas Práticas de Gestão do Poder Judiciário elaborada pelo Prêmio Innovare. Ele é também autor de mais de 40 livros nas áreas do direito, concursos, desenvolvimento pessoal e educação.