Na última sexta-feira (11) ocorreu um encontro no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), onde estudantes e professores do curso de Direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) foram acolhidos para realização de júri simulado. Nessa prática, os alunos adaptaram a peça literária “Otelo, o Mouro de Veneza”, de William Shakespeare, e transformaram-na em um processo judicial.
O evento foi inaugurado pelo juiz de direito substituto em 2º grau, Alfredo Attié Júnior, também presidente da Academia Paulista de Direito e membro da 27ª Câmara de Direito Privado. Attié Júnior relembrou as experiências vividas na USCS durante a infância, quando seus pais eram docentes da instituição. “Tenho extremo carinho sempre que ouço falar da Universidade”, declarou.
Na sequência, o reitor da USCS, professor doutor Leandro Campi Prearo, agradeceu ao desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do TJSP, por ceder o espaço para a simulação.
“É um evento que coincidentemente marca as comemorações do dia 11 de agosto, uma data para homenagear homens e mulheres que escolheram o caminho da Justiça e da defesa dos direitos”, disse, referindo-se ao dia das carreiras jurídicas. Em seguida, a professora doutora Cinira Gomes Lima Melo, gestora do curso de Direito, ressaltou a presença dos professores na plateia e a atenção recebida pelo setor de visitas monitoradas do TJ. “Este é um dia muito esperado e planejado pela gestão do curso”, afirmou.
No história fictício da adaptação, o protagonista comete o assassinato da esposa após suspeita de traição. A professora doutora Estela Cristina Bonjardim assumiu o papel de juíza. Após os interrogatórios das testemunhas e as argumentações orais, realizadas por professores e alunos, os jurados decidiram pela condenação do réu por homicídio triplamente qualificado.
No encerramento do evento, a professora Estela Bonjardim agradeceu a todos por terem aceitado o desafio proposto e salientou a experiência adquirida pelos estudantes. “Que esse 11 de agosto seja memorável e inesquecível a todos”, concluiu.
No final, foram concedidos certificados de participação aos docentes da USCS que colaboraram com a atividade. Além disso, estiveram presentes no exercício simulado os professores doutores Robinson Henriques Alves e Lúcia Helena Polleti Bettini; o professor mestre Carlos Gianfardoni; e os advogados Alexandre Ricoy Monteiro, Luiz Fernando Bertoldo e Ivã Siqueira Junior (egressos da USCS). Prestigiaram o evento diversos docentes, alunos, amigos e familiares dos participantes.
Para agendar visitas monitoradas e júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo, é possível entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone: (11) 4802-9215.