Um laudo pericial afirmou a sanidade mental do homem que atacou uma escola em Blumenau. O crime, que causou a morte de quatro crianças e lesionou outras cinco, ocorreu em 5 de abril de 2023.
A avaliação foi pedida pela Defensoria Pública. A juíza encarregada da 2ª Vara Criminal na jurisdição de Blumenau deferiu o pedido, e o exame foi realizado por um médico perito oficial do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. O relatório descreve o exame realizado e responde às questões levantadas tanto pela juíza quanto pela Defensoria Pública.
Quanto à conclusão sobre a capacidade do réu, o perito concluiu que, à época dos fatos, ele apresentava total capacidade de entendimento dos seus atos e total capacidade de se determinar de acordo com esse entendimento. Com o resultado, que foi anexado ao processo, o médico legista atestou a sanidade do autor do atentado para responder pelos atos que praticou.
De acordo com a alegação do Ministério Público de Santa Catarina datada de 18 de abril, o réu é incriminado por quatro homicídios qualificados (por motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos) e cinco tentativas de homicídio qualificado.
O processo, que prossegue sob confidencialidade, aguarda agora o prazo para que as partes expressem sua posição, caso desejem, a respeito do relatório. O acusado permanece detido de forma preventiva.