Dentro da programação do Mês da Advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE) aprovou o Plano de Valorização da Advogada Pernambucana que agora passará a ser realidade no estado, fruto do compromisso da gestão da OAB-PE com a mulher advogada.
O Conselho Pleno se reuniu e aprovou o projeto por unanimidade na última segunda-feira (7). O auditório da seccional pernambucana ficou lotado, majoritariamente ocupado por mulheres. A proposta foi apresentada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE.
Para o presidente da Ordem pernambucana, Fernando Ribeiro Lins, esse ato apenas ressalta a relevância e a urgência de temas como este, que são prioridades nas pautas da Ordem. “A OAB-PE vem demonstrando, ao longo dessa gestão, cada vez mais sensibilidade à pauta de gênero, mostrando ser um tema extremamente relevante, que precisa ser debatido e colocado como uma das nossas prioridades”, asseverou. “A OAB-PE já serve de exemplo também para outras seccionais”, acrescentou.
Vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou a importância do Plano, com alusão aos 17 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340). “Quando a gente valoriza a mulher advogada, a gente valoriza a advocacia como um todo, a democracia, os Direitos Humanos”, ressaltou. “A Casa da Cidadania está atenta em defesa da mulher advogada, esteja ela na Região Metropolitana ou no interior do estado”, afirma.
Também presente a solenidade, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, chamou a atenção para a mudança no regimento da Ordem. “Acreditamos que juntas podemos somar esforços e avançar nessa pauta tão significativa e importante, que é a da representatividade e do papel da mulher em todos os espaços”, afirmou.
Além do presidente Fernando Ribeiro Lins, da vice-presidente Ingrid Zanella e da vice-prefeita Isabella de Roldão, compuseram a mesa a secretária-geral adjunta, Manoela Alves; a presidente da CAAPE, Anne Cabral; a conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Isabella Lessa; a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz; a presidente da OAB Jaboatão dos Guararapes, Ana Firmino; além do deputado estadual João de Nadegi. Também presentes à aprovação do Plano o secretário-geral da OAB-PE, Ivo Tinô Amaral Jr., e o diretor tesoureiro da Ordem, Carlos Barros.
A sessão histórica que aprovou o Plano de Valorização da Advogada Pernambucana foi prestigiada ainda pelas conselheiras federais da OAB-PE Adriana Caribé e Ana Bernardo, pelo corregedor seccional Saulo Amazonas, pelo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina; Nelson Barbosa; além de presidentes de comissões e de presidentes subseccionais da OAB-PE.