English EN Portuguese PT Spanish ES

TJAM e Senac firmam parceria para oferecer cursos a mulheres vítimas de violência doméstica

mulheres
mulheres

jurinews.com.br

Compartilhe

O Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi estabelecido por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM).

Este acordo visa promover cursos para mulheres que sofreram violência doméstica, abordando campos variados como Informática, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Turismo, Artes, Beleza, Comunicação, Comércio, Conservação e Zeladoria, Educação, além de seminários e oficinas diversas.

A meta subjacente a esta iniciativa é capacitar essas mulheres para o mercado de trabalho, buscando romper a dependência financeira que, em muitas situações, as mantém presas em relações abusivas.

A formalização desta colaboração aconteceu na Sala de Reuniões da Presidência do TJAM, com as presenças da presidente da Corte Estadual, desembargadora Nélia Caminha Jorge; da coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo; do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio/AM), Aderson Frota; da diretora Regional do Senac no Amazonas, Silvana Maria Ferreira de Carvalho, e da diretora de Educação Profissional do Senac, Elen Melo de Castro Marinho.

A desembargadora Nélia Caminha Jorge e presidente do TJAM, expressou: “Essa parceria é fundamental, principalmente nessa área de violência contra a mulher, vitimizada sem ter nenhum tipo de autoestima e sem perspectiva alguma e que, muitas vezes, se submete a essa situação porque não tem como sobreviver. Quando eu era juíza no interior, escutava assim: doutora, ruim com ele, pior sem ele, uma referência às dificuldades de ordem financeira para a manutenção da família. Então, essa parceria é importantíssima para podermos dar uma condição de melhoria de vida para essas mulheres vítimas de violência.”

A desembargadora Graça Figueiredo, coordenadora da Cevid/TJAM, delineou que a oportunidade não apenas é oferecida às mulheres participantes do programa “Reconstruindo Trajetórias”, uma iniciativa dos Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, mas também abre para outras mulheres que identificam vivenciar situações de violência doméstica e familiar, mesmo sem um processo em tramitação no sistema judiciário.

“Nós vamos dar oportunidade às mulheres que não têm como sair dessa situação de violência, de dependência, para que consigam quebrar esse ciclo. Com os cursos, esperamos ajudá-las a mudar essa realidade. Agradecemos muito a desembargadora presidente, no sentido de assinar esse convênio, e a importantíssima parceria institucional da Fecomércio, por meio do Senac, nesta iniciativa”, afirmou a desembargadora Graça Figueiredo.

Segundo o relatório emitido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), somente no ano de 2022, foram oficializados 4.691 casos de violência contra a mulher no Estado.

“A participação da Fecomercio, por meio do Senac, nesta parceria com o Poder Judiciário é de grande relevância. Quando a nossa equipe qualificada atua para colocar ou recolocar uma mulher vítima de violência no mercado de trabalho, estamos ajudando a resgatar a independência financeira e também emocional dessa mulher. E essa é exatamente a nossa missão nesta parceria”, afirmou o presidente da Fecomercio, Anderson Frota.

Vale ressaltar que informações adicionais sobre a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid-TJAM) podem ser obtidas pelo número (92) 3212-6231 ou pelo site.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.