English EN Portuguese PT Spanish ES

TJSP declara inconstitucionalidade de lei que obrigava show gospel em feira agropecuária de Franca

Back view of crowd of fans watching live performance on music concert at night. Copy space.

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio de seu Órgão Especial, votou de forma unânime pela inconstitucionalidade de um trecho presente na Lei nº 7.236/09 do Município de Franca. Essa lei determinou a obrigatoriedade de um espetáculo musical gospel e ecumênico durante a Feira Agropecuária da cidade.

Para o colegiado, embora a lei, que é de origem parlamentar, não tenha invadido a esfera do Poder Executivo, o dispositivo é inconstitucional por violar os princípios da isonomia e laicidade ao favorecer determinado grupo religioso.

“Ainda que se considere tal intuito e a importância da religião e dos bons princípios, o fato é que a referida modalidade de apresentação musical é voltada a crença específica, tornando inquestionavelmente parcial a atuação estatal positiva. A quebra de neutralidade do Estado fica mais evidente quando considerada a separação entre os shows gospel e ecumênicos, conferindo o legislador destaque maior a determinada religião”, salientou a relatora do acórdão, desembargadora Luciana Bresciani.

“Ademais, o contexto em que envolvida a atração em debate não possui qualquer liame com o patrimônio histórico-cultural brasileiro e tampouco possui maior relevância do ponto de vista do interesse público, inserindo-se no âmbito de evento eminentemente voltado ao comércio e entretenimento”, acrescentou a magistrada, reiterando, ainda, que a decisão se fundamenta em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em ações semelhantes.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.