André Barbosa, conhecido como ‘Maníaco da Ceasa’ e condenado a 104 anos de prisão em 2008 pelos crimes de triplo homicídio triplamente qualificado, ocultação e vilipêndio de cadáver, além de atentado violento ao pudor, foi solto pela Justiça do Pará. Ele foi beneficiado pela progressão para o regime aberto.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que recebeu a decisão da Justiça e deu cumprimento à determinação judicial e transferiu o “Maníaco da Ceasa” para a Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME), para cumprimento do regime aberto.
André foi condenado por matar três meninos nas proximidades da Ceasa, a central de abastecimento de Belém, entre 2006 e 2007.
O caso do “Monstro da Ceasa” tomou proporções nacionais devido à brutalidade dos crimes e ao perfil das vítimas. José Raimundo Oliveira, Adriano Augusto Nogueira Martins e Ruan Valente foram as vítimas identificadas.
Inicialmente, os assassinatos não foram vinculados, mas, à medida que o inquérito progredia, a polícia notou semelhanças entre dois homicídios, culminando na resolução do caso.
Durante o julgamento, a promotora de Justiça Rosana Cordovil, da acusação, disse que não havia dúvidas sobre a autoria dos crimes.
Exames comprovariam que Barbosa possui uma “leve psicopatia que não afeta o usufruto de suas faculdades mentais, mas atesta periculosidade e reincidência elevadas”.
Redação, com informações do G1